Atualmente, cada vez mais brasileiros têm investido no sonho de começar o próprio negócio. Com isso, abrir um comércio atacadista tem se apresentado como uma excelente alternativa para os futuros empreendedores.
No entanto, o processo para abrir um comércio atacadista passa por uma série de fatores. Confira só alguns dos exemplos de etapas que devem, necessariamente, serem seguidas:
- Definir de um endereço;
- Precificar os seus produtos;
- Obter todas as licenças e alvarás;
- Dentre outros.
Ou seja, apesar de não estarmos falando de um processo simples, abrir um comércio não é algo impossível de se alcançar. Basta seguir todos os passos com assertividade e, assim, começar a atuar no mercado.
Sendo assim, que tal compreender quais são as principais etapas para que um empreendedor possa abrir um comércio atacadista? Acompanhe o nosso artigo e aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!
Como abrir um comércio atacadista?
O primeiro passo para abrir um comércio atacadista de sucesso passa por ter um planejamento em mãos. Um negócio não anda para frente se os seus gestores não se planejarem.
Deste modo, toda e qualquer empresa encontra maiores chances de se destacar e se consolidar no mercado a partir do momento que um empreendedor sabe bem para onde ir e quais as ações necessárias para trilhar um caminho de sucesso.
Sendo assim, se você deseja abrir um comércio atacadista, saiba que é necessário elaborar um planejamento. No entanto, quais são as informações que devem ser levadas em consideração neste momento?
O foco de um planejamento é definir os principais objetivos de um comércio e quais os melhores caminhos a serem seguidos. Apesar de ser uma etapa que demanda bastante comprometimento e organização, ela é indispensável.
Portanto, acompanhe a seguir quais são as principais etapas para abrir um comércio atacadista de sucesso. Vamos lá?
1. Faça uma análise de mercado
Fazer uma análise de mercado é uma etapa indispensável no momento de abrir um comércio atacadista. Afinal, aqui será decidido qual área de atuação seu negócio vai atuar.
Deste modo, é fundamental compreender quais são as principais tendências no setor, o que está em baixa, os seus principais concorrentes, valores cobrados pelos produtos e entender sua qualidade também.
A partir de uma pesquisa de mercado, é possível abrir um atacado com maior assertividade, com grandes chances de crescimento. Isso porque agora já é possível empreender sem correr tantos riscos de falhar.
2. Saiba lidar com os seus impostos
Uma das etapas fundamentais no momento de abrir um comércio atacadista é a definição do seu regime tributário. Estamos falando da escolha que determina como será o recolhimento de impostos de um negócio.
Desta forma, os empreendedores brasileiros encontram três opções distintas de enquadramento tributário. Acompanhe a seguir quais são:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real.
Sendo assim, o correto enquadramento tributário de um comércio atacadista determina a sua gestão tributária. Logo, ao ser enquadrado no regime indevido, o pagamento de tributos acaba acontecendo de forma errada.
Portanto, o recomendado é contar com o suporte de um serviço especializado, como o de uma contabilidade. Afinal, estamos falando de profissionais experientes no assunto atuando em favor da sua gestão tributária.
3. Cuide das suas burocracias
O processo para abrir um comércio atacadista é repleto de licenças e alvarás que devem, necessariamente, serem apresentados para os órgãos responsáveis.
Sendo assim, confira algumas das principais obrigações por trás da abertura de um comércio atacadista:
- Alvará de funcionamento;
- Visto ambiental;
- CNPJ;
- Inscrição Estadual.
Para garantir a assertividade em cada uma das obrigações acima, é fundamental contar com o apoio especializado. O que, mais uma vez, reforça a importância de um serviço contábil atuando ao seu lado.
Ou seja, contar com uma contabilidade é uma decisão assertiva para todo e qualquer empreendedor que deseja abrir um comércio atacadista. Neste sentido, você pode contar com os serviços da Ativo Assessoria Contábil.
Nós buscamos o melhor enquadramento tributário para o seu comércio, se mantendo atualizado às mudanças e oportunidades que podem levar o seu negócio a economizar no momento de pagar os impostos.
Sendo assim, entre em contato conosco e descubra como nós podemos te ajudar! Não se esqueça também de curtir as nossas redes sociais e compartilhar o nosso conteúdo com todos os seus amigos.